quinta-feira, 21 de abril de 2011

Plano e diretrizes.

Continuando a postagem anterior, gostaria de fazer uma proposta que fosse amplamente discutida por todos os GMCs e copiada por outras cidades, a ideia não é minha, mas é o anseio de várias pessoas:


O título deste tópico não diz muito do que ele realmente é, eu poderia dizer que se trata de começar a agir "cerebralmente", tem a ver com algo que escrevi em outro tópico:

Estabelecer REDES complexas, não "monodependentes",
amplas e, principalmente, conscientes. Imiscuir-se PAULATINAMENTE, mas com visão permanente, em tudo o que nos diz respeito.


Assumo que a ideia que passo a expor não é minha, na verdade é bem velha e tem muitos pais, eu quero apenas propor um estratégia a ser seguida.

A questão é:

PRECISAMOS de representação POLÍTICA URGENTEMENTE.

A GMC eleger um vereador (para começar) não é impossível. O problema é que tem surgido, em épocas de eleição, muitas candidaturas individuais. Para eleger nosso vereador precisamos concentrar nossa SINERGIA em uma só candidatura.


De que tipo de vereador nós precisamos?

- Um que seja guarda de coração e não um politiqueiro de farda;

-Uma pessoa com capacidade de liderança, inteligência, conhecimento das questões da guarda, articuladora; aberta ao aprendizado; MORALMENTE ilibada; amplamente conhecida e reconhecida pelos guardas, que tenha projetos para a GMC e para a cidade; com consciência cidadã; etc.

-Alguém que se comprometa com os interesses da classe e que se submeta às diretrizes que serão traçadas para ele;

Entre outras coisas.

O QUE DEVEMOS FAZER?

-Já no começo de 2011 realizar uma reunião com a intenção de escolher um dos pré-candidatos, o partido que ele representará e suas metas no cargo.

-Nos comprometer a apoiar esse cara, realizar com ele sua campanha e se possível até financiá-lo coletivamente.

-Criar uma carta de intenções e compromissos que ele firmará com a categoria, carta esta que, dentre outras coisas, estabeleça as diretrizes de seu trabalho como representante e mediador da classe.

-Cercá-lo de apoio e exigências.


Esse candidato da classe deve se comprometer a ter apenas guardas como seus assessores ( e isso deve ser negociado com o partido escolhido).

Deve ser uma pessoa que assuma, além das funções de mediador e representante, a posição de LIDERANÇA. Logo que for eleito ele concentrará em si as articulações para organizar a classe. Ele financiará, dentro do possível, nossos "pequenos" projetos.

Será o LÍDER que precisamos, congregará em torno de si as melhores cabeças para articular estratégias para a GMC, agirá como mediador também entre as instituições relacionadas à guarda (sindicatos, associações, etc).

Se cada guarda se comprometer com esse projeto temos condições para eleger um GM, é possível, pensando até pequeno, quadruplicar nosso efetivo em número de votos.

É uma tomada de poder, e das grandes.

Já conseguimos tantas coisas, podemos conseguir essa.


OBJEÇÕES:

Nesse anos temos ouvido muitas coisas,

- que isso já foi tentado antes (da forma errada, como na greve dos anos 90);
- que a política corrompe (por isso estabelecer "mecanismos de controle");
-Que os candidatos só querem "grana" ( o nível econômico dele vai melhorar, e tem que ser assim);
-Que não tem ninguém capaz na GMC (Isso é mentira, há pessoas capazes sim);
- "Não voto em guarda!" (Ignorância)


SENDO REALISTA

Bom, o cara não vai mudar todas as coisas do dia para a noite, talvez não consiga muito, mas algo sempre conseguirá. O importante é termos um dos nossos lá, atuante.

Esse candidato tem condições de ser o melhor e mais eficiente vereador da cidade porque os vereadores em geral são BAIRRISTAS, setoriais. Mas o nosso, sendo representante de uma classe que está de norte a sul da city vai atuar de forma GLOBAL, pensando na cidade como um todo. Dessa forma ele vai poder apresentar projetos que visem não apenas as questões de segurança, mas projetos de modernização com visões mais amplas que os outros.

Temos muitos projetos na GMC que poderiam virar projetos da CIDADE, isso traria benefícios para nós. Pense nas questões sociais, ambientais, de segurança mesmo e tantas outras que nosso vereador poderia levar a cabo. Isso porque ele terá quase 2000 pessoas atuando com ele, é a rede.
ANTES DE TUDO.

É necessário ter uma coisa em mente, isso tem que ser um ato da classe e não dos sindicatos ou da associação, porque eles têm que ser, pela sua própria natureza, apartidários. Isso não significa que não precisaremos do seu apoio, claro que precisaremos, mas a motivação tem que ser nossa, dos guardas.

Tem gente muito boa por aí gente que teve expressão no último ano e que tem fibra para trabalhar.

Temos gente como o Diogo, o Juliano, Fernando Melo, entre outros.

É de gente assim que precisamos.

VAMOS LEVAR ISSO ADIANTE!!!

Um nota explicativa:

"Estabelecer REDES complexas, não "monodependentes", amplas e, principalmente, conscientes. Imiscuir-se PAULATINAMENTE, mas com visão permanente, em tudo o que nos diz respeito."

A- Estabelecer REDES complexas: todas as pessoas que têm interesse verdadeiro devem estar ligadas, devemos formar redes de pessoas nos núcleos, de pessoas engajadas, para mobilizar o maior número de guardas no menos espaço de tempo. temos que estar sempre em contato.

B- Não monodependentes: que não dependam apenas de uma pessoa ou de um pequeno grupo, mas aumentando o número de colaboradores inibi-se o "rolar de cabeças", união é a chave.

C- Amplas: Vide "A".

D- principalmente, conscientes: As redes não podem ser um grupo grande manipulado por um menor, todos devem saber seu lugar na TEIA e atuar de forma inteligente.

E- Imiscuir-se= Tomar parte, envolver-se, misturar-se, "meter o nariz", significa interessar-se pelo que é do seu interesse, tomar as rédeas do seu destino e não deixar-se ser manipulado.

F- PAULATINAMENTE= pouco a pouco, mas continuamente.

G= Com visão permanente= É para hoje, mas é também para daqui a dez anos, devemos planejar nossas ações a curto, médio e longo prazo.

Em tudo o que nos diz respeito:

-Um vereador;
- Associações;
-Sindicatos;
-Conselhos de segurança;
-Câmara estadual;
-Câmara federal;
-Federações;

Vamos nos unir nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário